A literatura brasileira é muito rica e reconhecida em todo mundo. Conta com muitos escritores e cada um deles representa um contexto ou movimento literário com suas características próprias. No Dia do Escritor, pedimos ajuda das professoras Eva Albuquerque e Vanessa Dutra para listarmos alguns escritores brasileiros que você deve conhecer para estar bem preparado para o Enem e vestibulares. Vale lembrar que as obras de muitos deles estão nas listas de leitura obrigatória da Fuvest e da Unicamp. Conheça cada um deles!

  1. Machado de Assis 1839-1908 (Fuvest e Unicamp)
    Um dos nomes mais conhecidos da literatura brasileira no exterior, Machado de Assis representa o Realismo brasileiro, que fazia uma crítica às bases da sociedade brasileira do séc. XIX. Suas obras mais conhecidas são Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.
     
  2. Guimarães Rosa 1908-1967 (Fuvest e Unicamp)
    Autor de Grande Sertão Veredas, João Guimarães Rosa foi um médico mineiro que, em seus contos e romances, ambienta o sertão brasileiro e suas variações linguísticas (inclusive criando palavras próprias). Como outros autores da terceira fase do Modernismo, explorou o regionalismo do Brasil.
     
  3. Carlos Drummond de Andrade 1902-1987 (Fuvest)
    O poeta mineiro marcou suas obras pelas críticas às tensões sociais e pela visão irônica da observação do cotidiano. No Meio do Caminho, A Máquina do Mundo, Poema de Sete Faces e Claro Enigma figuram entre as dezenas de obras do autor.
     
  4. Graciliano Ramos 1892-1953 (Fuvest)
    O autor também faz parte da segunda geração do modernismo brasileiro, quando os nacionalistas e regionalistas ganham força. Contudo, seu foco está mais voltado para a narrativa da situação difícil do homem nordestino.  Vidas Secas e São Bernardo são exemplos fortes da crítica social do autor sobre as dificuldades da vida no sertão.
     
  5. Clarice Lispector 1920-1977
    O sentimentalismo presente nas descobertas do dia a dia é marca forte nas obras da autora, que pertence à terceira fase do Modernismo no Brasil. Seus textos externam o inconsciente do indivíduo, com suas surpresas em relação ao mundo, inovando na literatura nacional. Algumas das obras mais conhecidas são A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G.H. e Laços de Família.
     
  6. João Cabral de Melo Neto 1920-1999
    O autor apresentou características surrealistas, rigor e uma estrutura mais fixa em suas obras, que também fazem parte da terceira fase do Modernismo. Com estilo mais objetivo e racional, sua obra coloca de forma mais concreta as sensações humanas. Dentre as de maior destaque está o poema Morte e Vida Severina.
     
  7. Castro Alves 1847-1871
    É uma das maiores figuras do Romantismo. Castro Alves representa a Terceira Geração Romântica no Brasil. O Poeta dos Escravos expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. É patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras. Dentre os seus poemas estão: O Navio Negreiro, As Duas Flores e A Canção do Africano.
     
  8. Gregório de Matos 1636-1695 (Fuvest)
    O baiano é considerado o maior poeta do barroco brasileiro. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, Gregório desenvolveu em suas poesias uma característica amorosa e religiosa, mas se destacou mesmo por sua poesia satírica, criticando a sociedade da época, recebendo o apelido de “Boca do Inferno”.
     
  9. Euclides da Cunha 1866-1909
    Autor da obra “Os Sertões”, Euclides foi um escritor, jornalista e professor brasileiro. Foi correspondente do jornal O Estado de São Paulo, no Sertão da Bahia, cobrindo a guerra no município de Canudos. Em sua obra, ele narra e analisa os acontecimentos da guerra. Além de “Os Sertões”, o jornalista também escreveu “Contrastes e Confrontos”, “Peru Versus Bolívia”, “Castro Alves e o Seu Tempo” e “A Margem da História”.
     
  10. Manuel Bandeira 1886-1968
    “Vou-me Embora pra Pasárgada” é um dos mais famosos poemas de Manuel Bandeira. Nascido na cidade do Recife, em Pernambuco, foi professor de literatura, crítico literário, crítico de arte e um dos maiores representantes da primeira fase do Modernismo. Entre suas obras estão “A Cinza das Horas”, “Carnaval”, “O Ritmo Dissoluto” e outras poesias.
     
  11. Mário de Andrade 1893-1945
    O romance “Macunaíma” foi sua criação máxima e ganhou uma adaptação para o cinema. Mário de Andrade foi crítico de arte em jornais e revistas, teve um papel importante na implantação do Modernismo no Brasil com a publicação de “Pauliceia Desvairada”, que foi o primeiro livro de poemas da primeira fase do Modernismo. Além dessas obras, também foi autor de “Há uma Gota de Sangue em Cada Poema”, “A Escrava que não é Isaura”, “Amar, Verbo Intransitivo”, entre outros.
     
  12. José de Alencar 1829-1877
    Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista. Além disso, José de Alencar foi romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro.  Na literatura ganhou destaque com a publicação do romance “O Guarani”, em forma de folhetim, no Diário do Rio de Janeiro, que alcançou enorme sucesso e serviu de inspiração ao músico Carlos Gomes que compôs a ópera O Guarani. Machado de Assis o escolheu para patrono da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras.

Gostou desse conteúdo? Então venha para o Cursinho da Poli! As matriculas para as Turmas de Agosto estão abertas. Clique aqui para saber mais. 

Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply