Matéria de Bruna Ferreira 

Respira fundo e não pira com a notícia: falta menos de um mês para o ENEM, miga! A prova vai rolar em dois finais de semana, nos dias 5 e 12 de novembro e, se você irá prestá-la, é melhor ir se preparando. 

Porém, existe um área da prova que está entre as mais esperadas e que gera uma ansiedade monstra: a redação. Para te dar um help, conversamos com o professor de língua portuguesa, André Valente, do Cursinho da Poli e ele deu alguns spoilers sobre os temas da redação do ENEM este ano. Cola aqui!

1 – Suicídio. Após o sucesso da série da Netflix, 13 Reasons Why – e também do aumento da discussão sobre o tema, o professor acha que é possível que temas relacionados a saúde mental possam estar presentes. “Acredito que o tema poderia ser sobre como lidar com uma geração de jovens que está desmotivada a ponto de tirar a própria vida”, diz André. 

2 – Portadores de deficiência. O professor lembrou que a prova do ENEM vem com uma tendência de tratar assuntos relacionados a minorias: “. Em 2015 tivemos o tema de violência contra a mulher, no ano passado tivemos dois temas: a intolerância religiosa e o racismo. Eu acho bem possível que neste ano eles trabalhem com temas assim”, relembra André. E o tema portadores de deficiência tem a relevância social. “A questão da acessibilidade, da inclusão no mercado de trabalho, a inserção dos portadores pode ser abordado”, dá a dica. 

3 – Limites na internet. O tema internet já foi tratado em 2011, com o tema “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”. Mas, para 2017, André aposta em outro: “desta vez, acho possível que exista algo relacionado ao discurso do ódio e liberdade de expressão. O limite entre um e outro. Acho muito possível que esse tema apareça”. 

4 – Transexualidade. Além de estar sendo tratado na novela “A Força do Querer”, da Globo, o tema tem sido bem discutido na sociedade. “Esta pauta está o tempo todo presente. A diversidade sexual, no geral. É claro que esses acontecimentos não vão aparecer, pois a prova já está pronta. Mas é um tema atemporal que está presente o tempo todo na sociedade”, explica o professor. 

5 – E política, não? Ao que tudo indica, não, miga. Pelo menos é o que diz o professor: “acredito que eles não arriscariam colocar nenhum tema que envolva política. Não por querer fugir, mas por pela eficiência disso na prova, por conta dos nervos aflorados, o resultado pode ser ruim. Muita gente está esperando pelo tema corrupção, mas acho pouco provável, pois ele pode ter mais redações zeradas do que nota mil!”. 

Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply