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Simulado Unicamp – Expectativa da banca

By outubro 31, 2019No Comments

Esse simulado de redação da UNICAMP é composto por duas propostas, que se complementam de maneira a permitir que diferentes habilidades de leitura e produção de textos sejam avaliadas.

Texto 1

Na proposta 1, o candidato deve, como representante dos alunos da escola em que estuda, abrir uma reunião que ocorrerá entre pais, professores e direção da escola lendo um texto expositivo-explicativo de autoria dele próprio sobre o tema A legitimidade da escola como espaço de discussão de gênero e sexualidade. Esse texto deverá servir de subsídios para os debates que ocorrerão entre os grupos presentes na reunião. Nessa leitura, o candidato deverá expor o quanto a falta de informação e o preconceito têm gerado sofrimento e violência no atual cenário social, com as contradições geradas por posicionamentos que colocam, de um lado, pessoas que são contra a definição binária de gênero e, de outro, as homofóbicas. Nesse texto, ainda, o candidato deverá expor a urgência da união entre pais, professores e direção da escola em torno de um projeto de orientação sexual adequado, visando à derrubada de tabus, à desconstrução de preconceitos e à promoção da saúde de adolescentes. Deve também deixar claro o papel da escola com espaço legítimo de discussão sobre gênero e sexualidade.  

A proposta apresenta dois textos motivadores nos quais o candidato pode se basear para a construção da tese e  defesa do ponto de vista. O primeiro tem como título “Manifesto pela igualdade de gênero na educação: por uma escola democrática, inclusiva e sem censuras” e o segundo trata de um caso em que o garoto Alex, de 14 anos, foi morto pelo próprio pai por gostar de lavar louça e de dança do ventre.

Para fundamentar sua argumentação, o candidato deve expor para o grupo a ideia de que a escola pode ser um espaço privilegiado de construção de saberes e de ações específicas de combate às discriminações e que não contribua para a reprodução das desigualdades que persistem em nossa sociedade. Como exemplo, o candidato pode citar o caso de Alex, cuja mãe, tentando evitar o preconceito contra o filho na escola, decidira retirá-lo de Mossoró (RN) e enviá-lo para morar com o pai no Rio de Janeiro. O candidato pode concluir o texto afirmando que é por essas e outras que a escola pode tornar-se espaço produtor de aceitação das diferenças, e não reprodutora de preconceitos.

Texto 2

No texto 2, o candidato deve se colocar em uma situação de produção em que pleiteia uma vaga de estagiário em uma revista especializada de economia. Para tanto, deve escrever um artigo de opinião apresentando argumentos e contra-argumentos sobre o tema “Distribuição de rendas no Brasil, causas e conseqüências”. O enunciado explica que o tema é polêmico e que, se o candidato quiser mesmo sair como vencedor, deve não apenas escolher bem seus argumentos como também mostrar dados atuais confiáveis sobre a atual situação no país nessa questão.

Para fundamentar sua tese, o candidato dispõe de quatro textos, que devem servir de base para a escrita do artigo. O primeiro trata da brutal desigualdade de renda entre a parcela mais rica e a mais pobre da população. Apresenta a diferença entre os salários dos homens e das mulheres e faz projeções deveras negativas sobre o futuro dos salários dos negros. Isso tudo se se levar em conta a atual inclusão dos trabalhadores no mercado de trabalho. De acordo com esse primeiro texto, o texto A, se o ritmo de inclusão no mercado de trabalho prosseguir da forma como foi nos últimos 20 anos, as mulheres só terão os mesmos salários dos homens no ano de 2047, e apenas em 2086 haverá equiparação entre a renda média de negros e brancos.  O texto B trata do mesmo tema, mas agora apresentando dados percentuais sobre a desigualdade de renda entre ricos e pobres. O candidato pode então, utilizar argumentos apresentados no texto A e prová-los com dados do texto B.

O terceiro texto, o C, trata da lenta mobilidade social brasileira, apresentado fatos e dados a respeito da difícil situação dos filhos dos mais pobres. Ele traz implícita a ideia de que enquanto os mais ricos nascem e crescem dentro de um sistema que lhes permitem continuar no topo da pirâmide, os mais pobres têm dificuldade em chegar a esse patamar. A tese principal desse texto é a de que o Brasil, em um contexto internacional,  “é considerado um país com elevada desigualdade de oportunidades em termos de chances relativas de mobilidade social”. Para embasar essa tese, o texto apresenta a seguinte comparação, que deve ser levada em conta pelo candidato:  “Só 1 em cada 5 daqueles que conseguem sair da base da pirâmide chega ao topo. Só que mais da metade dos filhos do grupo A continua por lá. Isso significa que as chances de alguém nascido no grupo A continuar no topo são 13,7 vezes maiores do que a de alguém nascer no grupo D, E ou F e conseguir escalar para o grupo A”. Essas comparações apresentadas por esse texto C podem também fundamentar a tese que deverá ser defendida pelo candidato, se ele quiser realmente a vaga de estagiário em uma revista especializada de economia, como chama a atenção o enunciado.  Por último, o texto D trata do sistema injusto de tributação no Brasil: enquanto os mais ricos pagam menos, os mais pobres e a classe média têm de arcar com a sobrecarga de taxação sobre bens e serviços. Ainda por cima, eles arcam também com a sonegação de impostos, já que, no Brasil, um dos objetivos da tributação é arrecadar para financiar políticas públicas, mas, se se encontram brechas na lei para sonegação, os que sonegam saem com mais vantagem que os mais pobres e a classe média. “O principal objetivo da tributação”, afirma o texto, deveria ser “contribuir para melhorar a distribuição de renda do país”.

Com esse rol, o candidato dispõe, portanto, de elementos suficientes para embasar sua idéias. Se for um bom leitor, poderá se sair muito bem em seu artigo, já que os textos apresentam dados, fatos e argumentos não apenas atuais, mas também convincentes para a defesa de um ponto de vista.

Cursinho da Poli

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