As inscrições do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) estão abertas e terminam em 28 de fevereiro. Os estudantes interessados em financiar os custos de uma universidade privada podem se candidatar no site do programa: fiesselecao.mec.gov.br.
Podem participar da seleção estudantes que fizeram o Enem e obtiveram média geral superior a 450 pontos e que não zeraram a redação. Também podem concorrer os candidatos que conseguiram essa média em alguma das edições anteriores do Enem a partir de 2010.
Novas regras
Para o primeiro semestre de 2018, começam a valer as novas condições de financiamento do programa, que agora é dividido em três modalidades.
Na primeira, serão 100 mil vagas de financiamento com taxas de juro zero. Esse benefício é concedido apenas aos jovens com renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos. Os resultados dessa seleção serão divulgados em 5 de março.
Estudantes com renda familiar bruta per capita de até 5 salários mínimos podem se inscrever nas outras duas modalidades do programa, chamadas de P-Fies. Nesse caso, a taxa de juros é variável e maior que zero, e as condições de pagamento são definidas entre o estudante, a instituição de ensino e o agente financeiro (banco). Os selecionados nessa modalidade serão convocados em 12 de março.
Outra mudança importante para 2018 é o fim do prazo de carência. O estudante começará a pagar o financiamento no mês seguinte à conclusão do curso, desde que esteja empregado.
Você pode conferir mais detalhes das condições do financiamento no site do MEC.