Reportagem veiculada no portal G1

  O terremoto que atingiu a Itália e matou mais de 260 pessoas na última quarta-feira (24) pode ser avaliador também como oportunidade para refletir sobre conceitos que podem ser cobrado tanto nos vestibulares quanto no Enem, que cada vez mais usam o cotidiano e a atualidade para contextualizar as questões. O G1 ouviu os professores de física, Francisco Flávio, e de geografia, Marum Jacob, do Cursinho da Poli, para saber quais conteúdos podem ser cobrados usando como contexto este fenômeno.


     EM GEOGRAFIA   Estrutura geológica “O impacto dos terremotos tem relação com a estrutura geológica e os tipos de rocha. Algumas rochas absorvem mais a vibração e o impacto que outras, então o abalo consegue se propagar mais rápido numa direção ou na outra. Isso vai contribuir para a percepção do sismo ser maior ou menor. Em uma região sedimentar, que é mais mole, ela amortece o impacto e reduz a destruição de superfície.” Placas tectônicas “Sismos de grande magnitude ocorrem em áreas de instabilidade geológica, ou seja, onde há convergência de placas tectônicas. Segundo o professor, esse é o caso não só da Itália, mas de todo o sul da Europa. É por isso que, contornando o Mediterrâneo, há um arco de cordilheiras, que são reflexos de choque de placas.” “Também por isso, nessas áreas, terremotos ocorrem com grande frequência. O Brasil, por exemplo, está no meio de uma placa, mas ela é muito grande. Então ela tem fissuras, rachaduras, trincas, e elas vão acumulando energia, por conta da pressão exercida sobre ela. Chega um determinado momento em que há uma acomodação, e essa energia é liberada, gerando os sismos.” Impacto socioeconômico “É possível analisar o tremor sob vários aspectos. Muito mais do que os danos materiais, uma tragédia desse porte traz marcas irreparáveis, quando há mortes. A reconstrução da vida também está ligada ao fato de como os país reage perante as tragédias. Em 2010, houve dois terremotos em menos de dois meses: um no Haiti, marcando 7 pontos na escala Richter, e um no Chile, marcando 8.8 pontos. O Haiti, hoje, ainda está em escombros, porque não tem recursos financeiros e técnicos para lidar com o desastre. As vítimas de um terremoto praticamente dobram no pós-tragédia, pela falta de infraestrutura. Já no Chile, mesmo com um terremoto mais forte, o dano material foi menor, e a reconstrução do país foi muito mais rápida.”


       EM FÍSICA   Cinemática “No hipocentro, o foco do abalo, ocorre a liberação de energia potencial, que se propaga até o epicentro, a projeção desse ponto na superfície. As ondas primárias (P), que são longitudinais, possuem maior velocidade e são detectadas antes. As ondas secundárias (S) são percebidas posteriormente e, por serem transversais, impõem oscilações mais significativas no que diz respeito à destruição na superfície.” Ondulatória “É possível relacionar ao tema conceitos da mecânica, como a propagação (cinemática) e transferência energética existente (ondulatória). Entre os inúmeros métodos geofísicos, é possível destacar a reflexão das ondas emitidas, que permite inferir sobre a distância entre o hipocentro e a superfície. Já a ondulatória permite, pela classificação das ondas, primárias (P) e secundárias (S), e o conhecimento dos fenômenos da refração, entender os meios físicos nos quais essas ondas se propagam.”  

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