O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 não será realizado num sábado e num domingo, como nos anos interiores, e sim em dois domingos consecutivos. Os dias de realização das provas serão 5 e 12 de novembro.

A redação passará a ser aplicada no primeiro dia, junto das provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e de Ciências Humanas e suas tecnologias. No segundo dia, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Além disso, foram anunciadas as datas para a publicação do edital, 10 de abril, e para as inscrições, de 8 a 19 de maio.

Outra mudança será referente às solicitações de isenção da taxa de inscrição, que até 2016 se baseavam na autodeclaração de estudantes que realizaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, ou em instituições particulares como bolsistas integrais.

A partir de 2017, os candidatos precisarão informar seu NIS (Número de Identificação Social) no ato da inscrição para que o sistema comprove as informações. Também poderão pedir isenção os cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programa Sociais).

Em caso excepcional, o estudante pode declarar que atende aos pré-requisitos, mas, se qualquer informação inverídica for identificada, em qualquer momento a partir da inscrição, o benefício da isenção será revogado.

Em caso de falta a algum dos dias do Enem 2017 sem justificativa, o candidato que realizar o Enem 2018 ficará impossibilitado de solicitar isenção da taxa novamente.

Na inscrição, também haverá um espaço para requisitar com antecedência o atendimento especializado por conta de condições médicas. Antes, a solicitação era feita no dia da prova.

Já a pergunta sobre a realização do Enem em computadores teve a maior parte das respostas negativas. Logo, a prova continuará sendo realizada em papel. A partir de 2017, as folhas de perguntas e respostas virão personalizadas com o nome e o número de inscrição do candidato.

Como havia sido informado anteriormente, o Exame deixará de oferecer certificação de nível de ensino. Para isso, foi reinstaurado o Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que vai certificar a conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos e a conclusão do ensino fundamental para maiores de 16 anos.

Sobre os resultados, continuarão sendo fornecidos aos candidatos os desempenhos por Área do Conhecimento, o desempenho individual e a base consolidada, para utilização no Sisu (Sistema de Seleção Unificado), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Por outro lado, os resultados do Enem por escola deixarão de ser divulgados.

O anúncio foi feito na quinta-feira (9/3), pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), órgão que organiza a realização da prova.



Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply