Em jovempan.com.br, 11 de Novembro de 2019
ESTADÃO CONTEÚDO Índice de abstenção foi de 27,19%
Estudantes de todo o país realizaram, neste domingo (10), o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019. Os candidatos responderam a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.
A prova foi aplicada em 10.133 localidades, em 1.727 cidades. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), pelo menos 371 pessoas foram eliminadas.
Pela tarde, circularam no Whatsapp fotografias dos cadernos de prova. Ainda assim, de acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a divulgação das imagens não comprometeu o andamento do exame. “Indivíduos desses 5 milhões de pessoas que fazem o Enem, pontualmente, estatisticamente irrelevantes, ao final da prova, antes do período autorizado, se comportaram de forma inadequada”, disse.
“Então chamar de vazamento… A gente tem que ter a responsabilidade, a mídia, de quantificar. Será que é um vazamento? Não sei, foi divulgada antes do prazo mas também não comprometeu em nada a execução do Enem. Zero”, garantiu.
O Enem contou com temas inspirados em assuntos contemporâneos como o uso do aplicativo Tinder, receitas e até o uso de doping.
De acordo o professor do Cursinho da Poli , Francisco Flávio, a prova de física contou com mudanças. “A primeira percepção que nós tivemos sobre a prova foi a mudança na divisão dos tópicos em relação aos anos anteriores. Nós tivemos uma prova um pouco mais centrada nas questões específicas, nos conteúdos específicos, e uma mudança na divisão básica entre os tópicos da física.
Ainda assim, para o diretor do Cursinho da Poli , Gilberto Alvarez, a prova respeitou o padrão dos anos anteriores. “O Enem manteve sua excelência não só no que se refere à produção dos itens, que fazem parte do banco nacional de itens, mas em relação, também, a essa prova de habilidades”, explixou.
Ao todo, 3,709 milhões de inscritos realizaram o exame
neste domingo. A prova teve abstenção de apenas 27,19%, uma das mais baixas
para o segundo dia da prova. Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 13
de novembro.
*Com informações da repórter Larissa Coelho
Fonte: Ver na Fonte (https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/3709-milhoes-de-candidatos-participaram-do-segundo-dia-de-provas-do-enem.html)