Nesta sexta-feira (24/5) é celebrado o Dia do Vestibulando. Carregar esse título não é tarefa fácil, pois os estudantes têm que, em um único dia, fazer um exame que testa seus conhecimentos e habilidades em diversas disciplinas. Prova disso é o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), teve mais de 6,3 milhões de inscrições em 2019. A prova não avalia apenas o conhecimento candidato, mas a capacidade de desempenhar uma atividade sobre pressão.
A jovem Andressa Leopoldo, aluna do Cursinho da Poli, sonha em cursar medicina numa universidade pública. Para alcançar seu objetivo, ela tem uma rotina de estudos intensa e organizada. “Quando a gente vira vestibulando, aprendemos a organizar nosso dia. Tenho uma planilha de planejamento onde estão os exercícios que tenho que fazer, as provas antigas que costumo refazer, desta forma não me perco e consigo aproveitar melhor meu tempo”.
O desejo se tornar uma universitária é antigo. Há seis anos ela vem estudando para conseguir a aprovação. “Faz um tempinho que estou tentando. Mais ou menos uns seis anos, mas eu nunca pensei em desistir. Acredito em mim. Com a minha rotina de estudos e dedicação eu sei que vou conseguir”, diz Andressa confiante.
Para Gilberto Alvarez, diretor executivo do Cursinho da Poli, um dos caminhos para ser aprovado no vestibulando fazer provas antigas. “Recomendamos que o candidato estude durante o processo, resolva exercícios, faça simulados, tudo que possa somar para organização do tempo de resoluções da prova. Isso traz segurança para os estudantes”, pontua.
Ele também destaca a importância aproveitar o tempo de descanso. “Apesar do foco do vestibulando ser passar numa universidade, é importante que ele não se esqueça de que é preciso descansar, se divertir, comer adequadamentee planejar outras coisas. Claro, sem abandonar o principal que é a preparação para a prova”, finaliza.
Assessoria de Imprensa