por Raquel Duarte
As datas para exames dos principais vestibulares do país e o Enem já foram divulgadas, aos que passaram é um grande mérito, mas para aqueles que vão tentar outra vez a principal dica é persistência e planejamento.
Especialistas do Cursinho da Poli destacam que é preciso ter disciplina e dedicação para ingressar no ensino superior. De acordo com o professor Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho, e a orientadora educacional Alessandra Venturini, uma das táticas é a persistência. “Para quem já prestou o vestibular e persistiu no sonho de cursar o ensino superior, o primeiro passo já está dado. O estudante deve ir atrás do curso pelo qual optou, e não mudar porque não passou antes. Só vale mudar se achar que, pessoalmente, quer outra carreira”, explica Alvarez.
Para Venturi, a organização é o segundo passo que deve ser dado pelo vestibulando. “O estudante deve colocar no papel tudo que faz de manhã, de tarde e de noite, de segunda a segunda, incluindo refeições, banho, hora de dormir. Com isso, ele identifica as lacunas nas quais pode estudar e, assim, ajusta a rotina para aproveitar ao máximo desses momentos”, ressalta a orientadora educacional. “O que importa é acreditar em si, todos são capazes”, finaliza.
Reportagem publicada no Jornal Giro S/A. Clique aqui para ver o original.