CRUZADA
Segundo o professor de História do Cursinho da Poli, Elias Feitosa, o filme faz uma relevante pesquisa histórica na recuperação do contexto entre a Segunda e a Terceira Cruzadas, “retratando os diferentes agentes envolvidos (cristãos e muçulmanos) na construção daquilo que seria o Reino dos Céus, para uns, ou o sinônimo de glória, riqueza e poder, para outros”.
THE CORPORATION
No documentário, Michael Moore entrevista presidentes de corporações e intelectuais que criticam o mundo corporativo, no intuito de promover o debate sobre o funcionamento do capitalismo na atualidade.
FÚRIA DE TITÃS
O filme, de 1981, apresenta a vida de Perseu lutando para sobreviver ao combater monstros terríveis, como o Kraken ou a Medusa, além de ter de enfrentar os deuses, entre eles seu pai, Zeus.
AMADEUS
Segundo Feitosa, “o filme procura resgatar a ‘aura do gênio’ e sua curta, mas intensa carreira, entre as melhores salas de concerto e a realeza europeia e depois se tornou uma referência para a produção musical de todas as épocas”.
FELIZ NATAL
“Numa trama fictícia, o filme recupera um episódio verdadeiro – a trégua espontânea e informal entre os soldados franceses, ingleses e alemães durante o Natal de 1914, que interromperam os combates e confraternizaram em meio à guerra, em diferentes partes do front”, explica o professor de História do Cursinho da Poli.
OLGA
O filme conta a história de Olga Benário, uma jovem judia alemã. “Militante comunista, ela é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes de volta ao Brasil. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência”, conta Feitosa.
SELMA: UMA LUTA PELA IGUALDADE
“Para pressionar, principalmente, o governo do presidente democrata Lyndon B. Johnson, Marthin King decide puxar uma marcha a partir da retrógrada e racista Selma em direção à Montgomery, capital do Alabama”, resume o professor.
O ANO QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS
Mauro é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. “Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política, tendo que deixá-lo com o avô paterno”.
MUNIQUE
O tema do filme é a ação dos terroristas palestinos que atacaram a delegação israelense nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. “O filme e as discussões que ele suscita oferecem uma oportunidade para se observar que, respeitadas as motivações de cada lado, não é fácil definir quem é inocente e quem é culpado”, explica o professor.
MACHUCA
O filme mostra a perda da inocência de um jovem pré-adolescente que vê sua vida, família e país mudarem naqueles conturbados momentos de 1973, às vésperas do golpe de Estado liderado pelo General Pinochet, no Chile.
A ONDA
“Um professor busca ensinar aos seus alunos as sutilezas do movimento nazista, cujas próprias diretrizes eram aplicadas no cotidiano da sala de aula, de modo que seus alunos passaram a reproduzir as atitudes e pensamentos”, resume o professor.
LIXO EXTRAORDINÁRIO
O documentário, que registra o trabalho do artista plástico Vik Muniz no lixão de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, ajuda a compreender a estrutura social brasileira e as relações de trabalho.