Por Eva Albuquerque
No Enem, exige-se a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos avaliados relacionam-se às competências desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, o candidato deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão.

O texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Por fim, o candidato deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Na prova da Fuvest, o tipo textual também é o dissertativo-argumentativo em prosa, conforme consta no Manual do Candidato de 2017: uma dissertação de caráter argumentativo, na qual se espera que o candidato, visando a sustentar um ponto de vista sobre o tema proposto ou sugerido, demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões; argumentar de forma coerente e pertinente; articular eficientemente as partes do texto e expressar-se de modo claro, correto e adequado.

Na Unicamp, recorre-se aos gêneros textuais: carta argumentativa, resenha, resumo, comentário, artigo de opinião, carta de leitor, carta ao leitor, verbete entre outros.  A escrita de gêneros deve levar em conta interlocutores, propósito a que se deve atender,  formas de circulação do texto entre outros fatores.

Em relação aos gêneros, estudar as características e exercitá-las exaustivamente não significa, obrigatoriamente, sucesso na redação. Pelo contrário: memorizar aspectos relevantes dos gêneros tende a deixar em segundo plano a reflexão sobre fatores que levam em conta o modo como os interlocutores estão representados no texto, a pertinência do registro lingüístico adotado (formal, informal, semiformal) na escolha das palavras e expressões, estratégias de argumentação abordadas, entre outros aspectos.  Nesse sentido, a escrita de gêneros difere sobremaneira da redação de textos dissertativo- argumentativos, que seguem padrões pré-determinados.

*professora de literatura e redação do Cursinho da Poli


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