Aproveitando as comemorações do dia da Consciência Negra, a Fundação PoliSaber e o Cursinho da Poli, por meio do Fundo Baobá e em parceria com o Citibank anunciam um programa denominado “Já É: Educação e Equidade Racial”.
O programa destina -se a atender no Cursinho da Poli 100 jovens de 17 a 25 anos que tenham concluído ou cursando o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas e residam no munícipio de São Paulo e região metropolitana, uma vez selecionados, os jovens receberão bolsa de estudos, terão despesas de transporte e alimentação custeadas.
O programa ainda prioriza jovens: transexuais, mães, que tenham cumprido medidas socioeducativas, que residem em bairros, territórios ou comunidades periféricas.
O programa tem dois objetivos principais:
1. Preparação para o mundo do trabalho, por meio de um curso preparatório para o Enem e os principais vestibulares do país, possibilitando o acesso ao ensino público de qualidade;
2. Participação de atividades voltadas para o enfrentamento dos efeitos psicossociais do racismo e outras que contribuam para a ampliação de suas habilidades.
O projeto terá início em março de 2021 e se estenderá por 12 (doze) meses.
Os jovens se inscreveram pela Fundação Baobá e a equipe multidisciplinar da Fundação PoliSaber selecionou 100 jovens conforme os critérios estabelecidos pelo edital.
Quem somos
A Fundação PoliSaber é uma instituição de educação privada, sem fins econômicos, de caráter assistencial e cultural. Tem como objetivo o desenvolvimento de projetos sociais, a prestação de serviços e a promoção do ensino e pesquisa por meio da valorização e aprimoramento do educador e do estudante.
Nossa missão é transformar a vida de pessoas, promovendo a formação integral por meio de ações, projetos e experiências, oportunizando o acesso às melhores universidades, ao mundo do trabalho e ao pleno exercício da cidadania.
Nossa Visão é direcionar nossos esforços para garantir o cumprimento da Agenda 2030 da ONU para a Educação de Qualidade.
O Cursinho da Poli é um projeto de educação idealizado pelo Grêmio Politécnico da USP em 1987.
Sua missão é transformar a vida de pessoas, promovendo a formação integral por meio de ações, projetos e experiências, oportunizando o acesso às melhores universidades, ao mundo do trabalho e ao pleno exercício da cidadania. Em 32 anos de história, o Cursinho da Poli atendeu mais de 190.000 pessoas, destes 80% são oriundos de escolas públicas.
O Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Criado em 2011, é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para o apoio a projetos e ações pró-equidade racial para a população negra.
Para alcançar sua missão, o Fundo Baobá trabalha fortalecendo e investindo, prioritariamente por meio de editais, em organizações e lideranças negras comprometidas com o enfrentamento ao racismo, a promoção da equidade racial e da justiça social.
Serviço
Programa Já É: Educação e Equidade Racial
Instituições parceiras: Fundação PoliSaber e o Cursinho da Poli por meio do Fundo Baobá e em parceria com o Citibank.