Na última segunda-feira (15/4), a catedral de Notre-Dame, em Paris, foi atingida por um grande incêndio, que ocasionou na perda estrutural e de artefatos importantes, como o Telhado e a flecha. Em entrevista, Elias Feitosa, professor de História do Cursinho da Poli, destacou a relevância do patrimônio e também falou sobre o impacto que o incêndio traz ao contexto histórico cultural.
Pergunta: Qual a importância da catedral?
Professor Elias: A catedral é a igreja que sedia a autoridade de um bispo junto ao conjunto de paróquias que ele administra (diocese) e o termo vem do grego kátedra, que é “cadeira”. O poder do bispo é simbolizado pelo trono episcopal e só sua igreja terá então, a denominação catedral. Como deveriam abarcar milhares de pessoas, durante a Idade Média, foram construídas em grandes proporções e muitas pessoas associam a expressão ao tamanho da igreja e não à sua função. Sendo um templo religioso, representa o lugar de busca do transcendente. Seus sinos marcavam o tempo, o acontecimento de eventos (nascimento e mortes da realeza, calamidades ou ataques à cidade). Lugar que foi marcado por casamentos, batizados ou coroações da realeza, como a de Napoleão, em 1804.
Pergunta: Qual o impacto que o incêndio traz para o contexto histórico?
Professor Elias: A reflexão de como estamos cuidando de nossos patrimônios culturais e a necessidade de políticas mais eficientes para a gestão destes sítios.
Pergunta: Quais obras/artefatos que só existiam lá e que é importante lembrarmos?
Professor Elias: As relíquias tidas como sagradas para a Igreja Católica, como a “Coroa de espinhos” que dizem que Cristo usou e a “Camisa de São Luís” que pertencera a Luis IX, rei da França , junto com outros artigos do tesouro da Igreja sobreviveram. Os vitrais do séculos XII e XIII , assim como o altar principal, também se salvaram. A flecha que ficava no alto da Igreja, juntamente com o telhado e sua estrutura de madeira, que eram do século XIX foram destruídos.
O susto foi grande, mas em virtude da ampla documentação existente sobre a estrutura do edifício e as características mais preciosas permitiram a sua reconstrução e restauro.
Assessoria de Imprensa