Há exatos 20 anos, morria o pedagogo pernambucano Paulo Freire, aos 75 anos, vítima de um infarto. Com atuação e reconhecimento internacionais, ele é o mais célebre educador brasileiro. Em 2012, foi considerado o Patrono da Educação Brasileira pela sua grande contribuição a favor de uma educação transformadora.

Paulo Freire elaborou uma nova e revolucionária filosofia de alfabetização, que ficou conhecida como Método Paulo Freire, a qual tinha como proposta atrelar o aprendizado da escrita e da leitura das camadas mais pobres à conscientização quanto às suas condições de submissão e passividade diante do mundo.

Autor da “Pedagogia do Oprimido” (1968) – a terceira obra mais citada em trabalhos da área de humanas do mundo, segundo um levantamento feito no Google Scholar, ferramenta de pesquisa dedicada à literatura acadêmica -, Freire dizia que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Ou seja, a visão do mundo que o educador tem, as experiências que ele traz para a sala de aula, são elementos fundamentais para o processo de educação.

O Cursinho da Poli deixa sua homenagem a esse grande educador, cujas ideias nos inspiraram assim como inspira o ensino em todo o mundo.


Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply