Março é simbolicamente o mês das mulheres, mas a luta para que haja igualdade social, econômica e política entre homens e mulheres acontece todos os dias. Nossa série de homenagens levantou importantes figuras icônicas que servem como inspiração e exemplo para o empoderamento feminino.

Se liga em mais estas quatro mulheres incríveis que marcaram a história:

Angela Davis
Angela Yvonne Davis é uma professora, ativista e filósofa norte-americana. No início dos anos 1960, lutou pelo direito das mulheres e contra a discriminação social e racial. Alcançou notoriedade mundial na década de 1970 como integrante do grupo Panteras Negras e do Partido Comunista dos Estados Unidos. É até hoje um símbolo de luta e resistência para o feminismo das mulheres negras.

Anne Frank
Annelies Marie Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Durante a Segunda Guerra Mundial, teve que se esconder para se escapar dos nazistas. No Anexo Secreto, localizado no canal Prinsengracht, nº 263, em Amsterdã, escreveu as anotações que levariam à publicação do Diário de Anne Frank (1947). Ela se tornou uma das figuras mais discutidas do século XX.

Daniela Vega
A chilena Daniela Vega se tornou a primeira atriz transexual a participar da apresentação da cerimônia do Oscar. Ela é protagonista de ‘Uma Mulher Fantástica’, ganhador do Oscar de melhor filme em língua não inglesa em 2018.  Após honrarias ao filme e à atriz, a presidente chilena, Michelle Bachelet, impôs “suma urgência” ao projeto de lei para garantir o reconhecimento jurídico de pessoas trans no país.

Nise da Silveira
Nise da Silveira foi uma importante médica e psiquiatra brasileira. Parte da sua vida foi dedicada à psiquiatria e ela era contrária a qualquer forma que julgava agressiva em tratamentos de sua época, como, por exemplo, o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia.  Em 1926, ao se formar na Faculdade de Medicina da Bahia, foi a única mulher em uma turma de 157 alunos. Ainda na graduação, ela apresentou o estudo Ensaio sobre a criminalidade da mulher no Brasil. Foi, também, aluna do renomado psiquiatra Carl Jung.
 

Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply