O Futurismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu a partir de um Manifesto publicado no jornal francês Le Figaro, em 20 de fevereiro de 1909. O texto era do poeta italiano Filippo Marinetti. O movimento buscava romper com a estética tradicional e valorizava a velocidade das inovações tecnológicas e a expressão da violência.
Neste ano, o assunto foi cobrado nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), da USP (Universidade de São Paulo) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
O Futurismo e as vanguardas européias são temas crucias da história contemporânea e merecem muito mais atenção, aproveite que o Cursinho da Poli está com as matrículas abertas e venha aprender muito mais na sala de aula com nossos mestres. Clique aqui.
Confira as questões:
(ENEM 2017)
E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas
MARINETT, F.T. Manifesto futurista. Disponível em www.sba.com.br Acesso em 2ago2012 (adaptado)
Que princípio marcante do Futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do Século XX está destacado no texto?
A) A tradição é uma força incontornável.
B) A arte é expressão da memória Coletiva.
C) A modernidade é a superação decisiva da história.
D) A realidade Cultural é determinada economicamente.
E) A memória é um elemento Crucial da identidade Cultural.
(FUVEST 2018 – 1ª fase)
O futurismo de Marinetti e o fascismo de Benito Mussolini têm em comum
A) a constatação da falência cultural da Itália, que se agarrou ao passado romano e ignorou os grandes avanços da Primeira Revolução Industrial.
B) o desejo de proporcionar aos cidadãos italianos o acesso aos bens de consumo e a implantação do Estado de bem estar social.
C) o esforço de modernização cultural e a tentativa de demolir as edificações que restaram do passado romano.
D) a valorização e a adoção das bases e dos princípios das teorias revolucionárias anarquistas e socialistas.
E) a glorificação da ideologia da guerra e da velocidade proporcionada pelos avanços técnicos e militares.
(UNESP 2018 – 2ª Fase)
Leia trechos de um manifesto lançado na Europa em 1909.
3. Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco.
4. Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. […]
7. Não há mais beleza senão na luta. Nada de obra-prima sem um caráter agressivo. A poesia deve ser um assalto violento contra as forças desconhecidas […]
9. Nós queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo – o militarismo, o patriotismo […]
11. Nós cantaremos as grandes multidões movimentadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta; as marés multicoloridas e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; a vibração noturna dos arsenais e dos estaleiros sob suas violentas luas elétricas; […] e o voo deslizante dos aeroplanos, cuja hélice tem os estalos da bandeira e os aplausos da multidão entusiasta.
(Apud Gilberto Mendonça Teles. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro, 1987.)
a) Que movimento esse manifesto iniciou? Cite uma frase do texto que demonstre a associação proposta entre arte e tecnologia.
b) Relacione esse manifesto com o momento político que a Europa atravessava na ocasião. Relacione o manifesto e o momento econômico por que a Europa passava.