Um estudo do Banco Central do Brasil revelou que a parcela de trabalhadores com mais anos de estudo no mercado de trabalho cresceu nos últimos anos. De acordo com o relatório, que teve como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), esse aumento de escolaridade elevou a renda média dos brasileiros em 12% entre 2012 e 2018. Em 2012, para se ter uma ideia, 15% dos trabalhadores possuíam ensino superior completo. Já em 2018, esse percentual saltou para 20,1%.
Risco de desemprego também é menor
A pesquisa revelou ainda que, quanto maior o nível de escolaridade, menores as chances de desemprego. No mesmo período, apesar de ter havido aumento de desemprego em todas as categorias (ensino médio, fundamental e superior), esse índice foi menor para quem possui nível superior, 1,6%.
Impacto afeta próximas gerações
Em matéria publicada pelo Valor Econômico, o Banco Central destaca que o impacto de uma elevação na escolaridade influencia também na qualidade de vida das próximas gerações. Isso porque filhos de pais com maior grau de escolaridade possuem mais chances de terem níveis educacionais também mais elevados. Ter um único filho na universidade pode mudar a história de uma família para sempre.
Por isso, investir em escolhas que garantem o acesso do jovem aos níveis mais altos de educação é, certamente, a melhor escolha para quem deseja ter sucesso profissional e na vida.
Quer fazer parte dessa estatística com melhores oportunidades? Conheça as opções de cursos pré-vestibulares do Cursinho da Poli acessando nosso site.