A solicitação deve ser feita através da Página do Participante, clicando na opção “isenção” e informando o número do CPF e data de nascimento.
Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para solicitar a taxa de inscrição do Enem 2020. Poderão requisitar o benefício de isenção os estudantes que estejam em uma das situações abaixo:
- Cursa a última série do Ensino Médio em 2020 em escola da rede pública.
- Tem renda (por pessoa) igual ou menor que um salário mínimo e meio e cursou todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
- Tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Neste caso, o participante deve informar o Número de Identificação Social (NIS).
Os participantes que foram isentos no Enem 2019, mas não compareceram aos dois dias de prova, e desejam obter a isenção para este ano devem justificar a ausência antes de solicitar o benefício, também até esta sexta-feira.
Os documentos solicitados para cada justificativa diferem de acordo com a causa especificada. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, os resultados dos pedidos serão divulgados no dia 24 de abril. Em sequência será aberto o prazo para apresentação dos recursos, entre 27 de abril e 1º de maio. O estudante poderá acompanhar a situação do pedido na página do participante. Lembrando que a solicitação de isenção não garante a inscrição no exame. Os interessados deverão se inscrever entre 11 e 22 de maio. As datas para as provas digitais serão nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto a versão impressa acontece nos dias 1º e 8 de novembro. Acesse o edital.