Hoje é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data foi instituída por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), através de uma Assembleia Geral pela resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005. A data é uma homenagem às milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.
No dia 27 de janeiro de 1945, há exatos 72 anos, houve a libertação do campo de concentração de Auschwitz, considerado o principal do regime nazista. Lá, milhões de pessoas foram aprisionadas e executadas pelos nazistas: judeus, negros, homossexuais e ciganos, grupos sociais considerados “inferiores” na época, de acordo com a ideologia Nazi.
Um dos principais objetivos da data é preservar a memória do Holocausto, incorporando-a na formação cívica e moral de todos e na consciência coletiva das nações. A dimensão da crueldade que foi o Holocausto é tão assustadora que, para tentar evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.