Com a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em que as instituições de ensino devem paralisar as atividades para evitar a propagação do coronavírus (COVID-19), o Cursinho da Poli iniciou um plano de ação emergencial com o lançamento da plataforma Cursinho da Poli no dia 23 de março.
A finalidade do programa é manter os alunos, ainda que em casa, focados nos estudos, garantindo a educação on-line com acompanhamento individual para assim reduzir os impactos na vida acadêmica dos estudantes, constituída de orientação pedagógica coerente e consistente.
Os professores começaram a gravar os vídeos uma semana antes da oficialização da quarentena; até o fechamento desta matéria, foram contabilizados 303 videoaulas de estudos orientados (plantão on-line), que somadas dão mais de 300 horas de conteúdo.
Preparados para esse momento, além dos vídeos, a ferramenta ainda oferece um atendimento personalizado que viabiliza a participação dos alunos em plantões on-line, fóruns e recebimentos de podcasts. Ressaltando que educação on-line não se limita à educação a distância, pois incluí processos de ensino e aprendizagem realizados no ciberespaço. Composta de atividades on e off-line, formando uma comunidade de aprendizado colaborativo, não se limitando a oferta de conteúdos no mesmo formato da sala de aula tradicional. Estas ações expressam a prontidão em apresentar soluções eficazes perante esse período complexo.
Ainda pensando na disposição da educação on-line, o Cursinho lançou na sua conta oficial do Instagram (@oficialcursinhodapoli) o “Não se Desespere! Estamos com você”, quadro onde os seus professores fazem lives de 30 minutos de diversas disciplinas, com o objetivo de dar suporte a distância para os alunos da instituição e interessados no sistema de ensino.
Sobre o Cursinho da Poli
Em 33 anos de história, o CP atendeu mais de 190.000 alunos. Destes, 80% são oriundos de escolas públicas. O Cursinho da Poli tem como missão transformar a vida de pessoas, promovendo a formação integral por meio de ações, projetos e experiências, oportunizando o acesso às melhores universidades, ao mundo do trabalho e ao pleno exercício da cidadania.