O álbum-manifesto ‘Tropicália ou Panis Et Circensis’, que completa 50 anos em 2018, é uma das obras definitivas da cultura brasileira. O disco sintetiza muito do que era a arte no Brasil em 1968, além de pincelar aspectos sociais políticos da época poeticamente. Composto por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Gal Costa, Tom Zé, Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias (Os Mutantes), aliados aos arranjos de Rogério Duprat, a obra é um clássico da música popular brasileira (MPB) e de um movimento artístico-revolucionário que deixou um legado atemporal para as atuais e futuras gerações.

álbum, além de apreciado, pode e deve também ser estudadoFoi conteúdo obrigatório nos últimos três anos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – a primeira obra musical a ser selecionada por um vestibular brasileiro. A poesia do disco se aplica num conceito maior de literatura, conhecimento cobrado dos vestibulandos. O estudante também precisa compreender a linguagem estética e o contexto em que foi produzido – o que os artistas vivenciaram na época.

É fundamental que você, vestibulando, tenha contato com produtos culturais de outras épocas e compreenda sobre suas ricas contribuições para a arte e para a história do país. Serve também como inspiração aos artistas das novas gerações.

Venha estudar mais a respeito com a gente! Os nossos professores e plantonistas estão aqui para te ajudar a conhecer e entender novas formas de aprendizado. Matricule-se já!

Ouça o álbum na íntegra:

Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply