O longa “Eu, Daniel Blake”, dirigido por Ken Loach, conta a trajetória de um idoso carpinteiro de Newcastle, Inglaterra, que é impedido de voltar ao trabalho após sofrer um infarto. A partir disso, ele recorre ao governo britânico para obter um auxílio-desemprego – o que sucede como uma experiência burocrática e desumana.
É interessante ao vestibulando notar como o filme critica essas questões, tal qual a precarização dos serviços públicos e as dificuldades na busca por assistência social. “Eu, Daniel Blake” retrata, principalmente, pessoas desamparadas pelo Estado em condições de extrema necessidade.
Apesar de o filme ser uma coprodução britânica, franca e belga, é possível traçar paralelos com a realidade do Brasil. O Enem e os principais vestibulares do país cobram conhecimentos analíticos sobre a nossa sociedade civil, sobre direitos do cidadão e sobre o histórico de políticas públicas*.
Filme disponível no serviço de streaming Netflix.
*Os nossos professores estão disponíveis para debater e ensinar sobre esses temas nas nossas aulas e atividades. Matricule-se já!