O filme “De volta para o futuro” estreou em julho de 1985 e logo se tornou um ícone pop e clássico atemporal. O longa-metragem foi o mais visto nas telonas naquele ano e levantou questões que, na época, só foram feitas por físicos – como, por exemplo, o debate sobre a possibilidade de viajar no tempo.
Até hoje, não há solução físico-teórica para essa possibilidade. A Teoria de Relatividade Especial ou Restrita e a Teoria da Relatividade Geral*, ambas de Albert Einstein, são as que mais norteiam o assunto. No entanto, paradoxos temporais, buracos de minhoca e realidades paralelas são apenas especulações teóricas, sem comprovações. O filme de 1985, entretanto, instiga a entender os métodos científicos e as suas infinitas possibilidades.
Na história, o protagonista Marty Mcfly (interpretado por Michael J. Fox) viaja 30 anos no futuro – um mundo contaminado pelo consumo da informação: dados atualizados de maneira frenética, notícias disparadas à velocidade da luz, um número infinito de canais de televisão disponíveis ao consumidor. Alguma semelhança com nossos tempos atuais?
Como era o mundo em 1985 e como é hoje? Como pode ser daqui a 30 anos? Com a nossa recomendação de hoje, você pode abrir sua mente!
*Quer saber mais sobre essas teorias? Matricule-se já e explore esse mundo nas nossas aulas de física! Nossos professores e plantonistas são mais que capacitados para te ajudar.