“Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto”, disse uma vez Carl Sagan, cientista e astrofísico norte-americano. Ele é o autor de um dos livros mais emblemáticos para a divulgação científica na cultura: trata-se de “Cosmos”, lançado em 1980 – inspiração também para a série de TV de mesmo nome, que na época se tornou o programa de maior audiência da televisão educativa americana e impulsionou Sagan ao status de ícone da popularização da ciência.
O Cursinho da Poli, pensando em recomendações culturais que contribuem para seu repertório, indica o livro e também a nova versão da série chamada de “Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo”, lançada em 2014 e apresentada pelo astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson. Como a ciência sempre se renova, muito do que se achava certo mudou e, portanto, o remake traz à tona conceitos não explorados na primeira versão.
A série convida os espectadores a embarcar na “espaçonave da imaginação” em uma viagem pelo Universo. Os episódios exploram a origem e evolução da vida na Terra, o alvorecer da Humanidade, sua cultura e conhecimento e a possibilidade de existência de inteligência extraterrestre, entre outros assuntos.
Obras
Livro: Cosmos
Autor: Carl Sagan
Editora: Companhia das Letras
Série / Documentário: Cosmos : Uma Odisseia no Espaço
National Geopraphic Channel
Episódios disponíveis na Netflix