O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído pela Lei nº 10.402, de 8 de janeiro de 2002. A data é respectiva ao dia do nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Entre diversos dos seus livros, Monteiro Lobato trabalhou com histórias que defendiam o meio-ambiente e a reforma agrária. Falou sobre saúde e petróleo, assuntos que ainda fazem parte do nosso dia a dia e que inserem a criança em um mundo não apenas lúdico como também educacional.

Interagir com histórias e texturas ajuda no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. Para os pequenos, aprender a ler é um momento que marca o início de novas descobertas e possibilidades.

A leitura na educação infantil é de suma relevância, pois os benefícios adquiridos podem e são levados para o resto de suas vidas. Ler estimula a criatividade, favorece a aquisição da cultura, melhora a escrita, incentiva a imaginação, desperta as habilidades da linguagem, a ampliação do vocabulário e outras capacidades com rendimentos significativos na vida do ser humano como cidadão.

A influência de pais e educadores nesse estágio é indispensável para formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. A leitura é uma das formas mais eficazes de interação com o meio ambiente em que estamos, e o livro é um objeto que pode ser usado para compreensão do mundo.

Até mesmo as leituras dos pais para os filhos podem trazer inúmeros benefícios, formando vínculos, diminuindo problemas de comportamentos e elevando os estímulos à leitura interativa.

Estamos falando de uma ferramenta poderosa que poderá alavancar quem serão os pequeninos do amanhã. A criança que lê torna-se o adulto que pensa. Fomentar a leitura é sinônimo de enriquecimento e uma garantia da pretensão por um mundo melhor.

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