INEP abre pedidos de isenção da taxa do ENEM 2021
Hoje, 17 de maio, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) liberou o cadastro para pedidos de isenção da taxa de inscrição do ENEM 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os estudantes que conseguiram a isenção na edição do Enem 2020 mas não compareceram aos dois dias de prova devem justificar ausência antes de solicitar a isenção novamente. Ambos os pedidos devem ser feitos até o dia 28 de maio.
Independente do pedido de isenção, os estudantes também deverão realizar a inscrição no exame quando essa for aberta.
Quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2021?
Segundo o INEP, podem solicitar a isenção da taxa estudantes que:
– Estejam cursando a última série do ensino médio em 2021, em qualquer modalidade de ensino, exclusivamente em escola da rede pública.
– Tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou tenham sido bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
– Ou tenham declarado situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Como solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM?
Primeiro, é preciso realizar seu cadastro no Portal do Governo Federal, informando seu CPF, nome completo, e-mail e telefone. Além disso, você cadastrará um login e senha.
Depois, o estudante deve acessar a Página do Participante e seguir os seguintes passos:
- Caso já tenha realizado o cadastro no site do Governo Federal, clique em “Justificativa de Ausência / Isenção”. Caso contrário, clique no primeiro botão “Entrar em gov.br”
- Selecione a imagem correspondente ao objeto que aparece na tela e digite seu CPF e data de nascimento. Clique em “iniciar solicitação de isenção”
- A próxima tela mostrará em quais situações é possível solicitar a isenção da taxa. Selecione em qual você se encaixa, aceite os termos e clique em “prosseguir”.
- Confirme com atenção seus dados pessoais e clique em “próximo”.
- Digite seu CEP e endereço. Em seguida, informe se você já concluiu o Ensino Médio, se estuda (ou estudou) em escola pública ou particular (com ou sem bolsa) ou se nunca frequentou a escola. Caso tenha concluído o Ensino Médio, informe se a conclusão foi pelo Encceja ou não.
- Em seguida, informe o tipo de ensino e o ano de conclusão do Ensino Médio.
- Agora, informe se você tem ou não o Número de Identificação Social (NIS).
- Por fim, verifique com atenção e confirme se todos os dados preenchidos estão corretos.
Após essa etapa, você deverá preencher o Questionário Socioeconômico (25 perguntas)
- Preencha um e-mail e telefone celular para contato.
- Envie uma foto digital de frente que seja recente e, de preferência, de fundo branco.
- Confirme de novo se os dados preenchidos estão corretos e, por fim, selecione a opção “Confirmar meus dados para solicitação de isenção do Enem 2021” e clique em “enviar solicitação”.