Nos dias 7 e 14 de abril, mais de dois mil estudantes vão participar do primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019, realizado pelo Cursinho da Poli nas três unidades (Lapa, Santo Amaro e Tatuapé). A atividade é gratuita e tem como objetivo preparar os jovens para a prova, que neste ano acontece em novembro.

O professor Gilberto Alvarez, especialista em educação e diretor executivo do Cursinho da Poli, destaca a importância de fazer um simulado para aqueles que se preparam para prestar o exame no final do ano. “É fundamental serem avaliados antes do ENEM. Dessa forma, estimulamos os alunos a testarem tanto o formato da prova, o estilo das questões e a redação, quanto o tempo necessário para sua resolução. Assim, eles saberão como organizar melhor o tempo e em quais áreas obtiveram um bom desempenho e em quais tiveram mais dificuldades”.

Para ele, a redação é uma das partes mais importantes da prova e deve ter reservado, pelo menos, uma hora para ser escrita. Outra dica importante é fazer três leituras para organizar o tempo de resolução. “Na primeira, o candidato deve resolver as questões fáceis, aquelas que trazem imagens, gráficos e enunciados curtos em geral são as mais simples para resolver. Na segunda, devem fazer as questões que precisam de um pouco mais de atenção. Na última leitura, tentar resolver as questões mais difíceis”, pontua o especialista.

Assim como no ENEM, o simulado terá 5 horas e meia de duração no primeiro dia, e 5 horas no segundo. Os portões estarão abertos a partir das 12h e fecham às 13h, para iniciar a prova às 13h30.  As áreas do conhecimento serão avaliadas pela T.R.I. (Teoria da Resposta ao Item) e as redações serão também corrigidas utilizando os mesmos critérios do MEC.

Assessoria de Imprensa

Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply