Na véspera do Enem é inevitável sentir aquele nervosismo, afinal, a ansiedade é um grande obstáculo na hora da prova.
Segundo a orientadora educacional do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, na reta final é hora de desacelerar. “O ideal para o aluno agora é que ele tenha momentos de relaxamento”, afirma Alessandra.
O professor Gilberto Alvarez, diretor executivo do Cursinho da Poli, recomenda também que não é hora de estudar o que não foi visto com antecedência.
Os especialistas são autores do livro “Enem #superdicas”. A obra foi lançada pela Fundação PoliSaber, com base nas experiências dos dois em mais de duas décadas de trabalho com estudantes.
Seguem algumas dicas:
É hora de poupar o fôlego
A reta final é hora de relaxar. A palavra de ordem na véspera da prova é acumular fôlego e se poupar. Não estude.
Descanse a cabeça
Tire a sexta-feira para atividades leves. Vá ao cinema; dê um passeio no parque. A mente descansada fica imune aos “brancos” na hora do exame.
Administre o pico
Comece a prova pelas disciplinas que você está mais afiado. Há estudos que apontam que, em geral, o pico da ansiedade acontece nos 20 minutos iniciais da prova. Portanto, controle o fiozinho na barriga.
Controle o stress
Fazer alguns intervalos é uma estratégia que pode ajudar numa prova extensa como o Enem. As pausas controlam o stress e ajudam a manter o foco na prova.
Confie em você, mantenha a calma e boa prova!
Assessoria de Imprensa do Cursinho da Poli
Ex-Libris Comunicação Integrada
Matheus Campos – (11) 2145-7662 / 97684-9382
Ian Pellegrini Montes – (11) 2145 7662 / (11) 97686 5838
Assessoria de Imprensa