O filme alemão “A onda” aborda o surgimento de regimes autoritários. O longa narra a história de um professor do ensino médio que, ao assumir a tarefa de ensinar seus alunos sobre autocracia – regime político em que o poder do governante é absoluto e ilimitado -, decide realizar um experiência na prática: é criado um movimento no qual os estudantes participam e compreendem como regimes autoritários chegam ao poder mesmo em um regime democrático.
No longa, o professor apresenta mecanismos de regimes ditatoriais e o poder da manipulação de massas. Diante disso, os jovens simulam um Estado-nação semelhante ao da Alemanha Nazista – o que, em determinado momento, acaba saindo do controle e do ambiente estudantil.
Alguns temas que devem ser analisados mais a fundo a partir do filme (e que caem no Enem e nos vestibulares): nacionalismo exagerado, legitimação indireta do poder, separação de grupos, xenofobia, fanatismo. É fundamental identificar os principais tópicos, como autocracia, fascismo, fanatismo e “alternativas de poder”.