por Raquel Duarte

Quando as faculdades mais concorridas divulgam a lista de livros obrigatórios para o vestibular, muitos sentem calafrios. “Mas não é preciso desespero, basta organização e disciplina para obter os melhores resultados”, orienta o professor de Português e Literatura do Cursinho da Poli, André Valente. “A primeira dica é que não precisa seguir a ordem cronológica das obras”. O professor explica que a ordem cronológica é adotada pelos cursinhos, seguindo as escolas literárias.

Para quem não é leitor habitual, vale a pena estudar por gênero literário, explica o professor. “Pode-se começar por romance, contos, poesias, teatro e diário pessoal. Uma boa dica é procurar saber a sinopse de cada obra, começar pelo tema que tem mais afinidade e partindo para os mais complexos e assim facilitar a leitura”, sugere

No caso da poesia o professor destaca que é um caso à parte, pois não dá para escolher por período. “O melhor é ir lendo aos poucos uma poesia por dia, entender o conteúdo, pesquisar sobre o texto e sobre a obra dos artistas.”

Em relação à leitura dos textos, é preciso atentar à forma (sujeito, verbo, complemento) se é com vocabulário erudito ou popular, se há métrica nas rimas, o contexto em que foi escrito, além da escola que pertence. Em relação ao conto, a dica é também ler um por vez. Analisar o narrador (em 1ª. Ou 3ª. Pessoa), a profundidade do personagem, o local e como o tempo é contato na história.

Para o diário vale analisar a história que está sendo contada, se é vida atual ou memória. Já o teatro, além do enredo, dos personagens, a marca do estilo é preciso avaliar a rubrica. “Sempre é válida fazer a velha ficha resumo de cada livro, com o nome da obra, autor, características”, finaliza o professor.

Reportagem publicada no Jornal Giro S/A
Link original: 
www.girosa.com.br/banca/edicao-414


Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply