Fonte: Redação do Metrô News

A três meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos principais vestibulares do País, além de revisar todo o conteúdo do ensino médio, os candidatos precisam estar atentos aos temas da atualidade. Estar bem informado ajuda na hora da prova.

Segundo o professor de geografia do Cursinho da Poli,  Marum Jacob, há assuntos que merecem destaque: a crise política do País, o Estado Islâmico, a crise na Venezuela, as questões de gênero e as transformações demográficas e sociais existentes no Brasil.

Para o estudo de atualidades, o professor recomenda assistir aos noticiários para melhor entendimento dos fatos e ler jornais e revistas. A elaboração de resumos também pode ser uma estratégia interessante para fazer um arquivo e consultar posteriormente.

Contexto histórico

Compreender os temas atuais requer um conhecimento dos fatos históricos que proporcionaram ou originaram os acontecimentos, alertou Jacob.

Quando o aluno se depara com notícias sobre atentados terroristas, por exemplo, é necessário entender o motivo e quais elementos condicionaram esses eventos.

Muitas vezes é necessário recorrer a outras disciplinas como História, Sociologia ou até mesmo às diferentes áreas do conhecimento como Física e Química, no caso da análise de problemas ambientais.

Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply