As três universidades estaduais de São Paulo estão avaliando se irão adiar os seus vestibulares deste ano por conta da pandemia do coronavírus, e contam com a definição da data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que poderá ser realizado entre dezembro e janeiro.

Por conta do adiamento do Enem, o calendário universitário de 2021 de outros vestibulares precisará ser alterado. O Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirmou que a previsão é de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto no edital, não havendo ainda uma nova data para realização do exame.

Em nota publicada no dia 29 de maio, sexta-feira, a Unesp informa sobre a possibilidade de adiamento: “Preocupada com a situação que a pandemia da COVID-19 trouxe para a educação brasileira, especificamente no que diz respeito ao ensino médio, a Unesp, em conjunto com a Fundação Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp), estuda medidas para adequação da realização do seu vestibular à nova realidade em que vivemos, entre as quais o seu possível adiamento.

Neste caso, uma nova data será marcada em comum acordo com a USP e com a Unicamp, para permitir que os candidatos interessados não sejam prejudicados na concorrência a uma vaga nas universidades públicas estaduais paulistas.

Além disso, pela mesma razão, a nova data será estabelecida somente após a definição da nova data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ”.

Segundo Marcelo Knobel, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulista (Cruesp), as comissões dessas três universidades estão se reunindo semanalmente para verificar a melhor possibilidade de adiamento dos vestibulares. “Estamos com tranquilidade observando a evolução da pandemia. Teremos todo o cuidado do mundo para oferecer todas as possibilidades aos vestibulandos”, disse.

A Unicamp já havia divulgado o calendário oficial para o processo seletivo, mas considerando o adiamento do Enem a instituição determinou que irá aplicar as provas após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio.

Cabe aos estudantes e candidatos ficarem de olho na divulgação da nova data do Enem, e consequentemente nas novas datas do calendário universitário das universidades para 2021.

0 CommentsFechar Comentários

Deixe um comentário