INEP abre pedidos de isenção da taxa do ENEM 2021

Hoje, 17 de maio, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) liberou o cadastro para pedidos de isenção da taxa de inscrição do ENEM 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os estudantes que conseguiram a isenção na edição do Enem 2020 mas não compareceram aos dois dias de prova devem justificar ausência antes de solicitar a isenção novamente. Ambos os pedidos devem ser feitos até o dia 28 de maio.

Independente do pedido de isenção, os estudantes também deverão realizar a inscrição no exame quando essa for aberta.

Quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2021?

Segundo o INEP, podem solicitar a isenção da taxa estudantes que:

– Estejam cursando a última série do ensino médio em 2021, em qualquer modalidade de ensino, exclusivamente em escola da rede pública.

– Tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou tenham sido bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

– Ou tenham declarado situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Como solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM?

Primeiro, é preciso realizar seu cadastro no Portal do Governo Federal, informando seu CPF, nome completo, e-mail e telefone. Além disso, você cadastrará um login e senha.

Depois, o estudante deve acessar a Página do Participante e seguir os seguintes passos:

  1. Caso já tenha realizado o cadastro no site do Governo Federal, clique em “Justificativa de Ausência / Isenção”. Caso contrário, clique no primeiro botão “Entrar em gov.br”
  2. Selecione a imagem correspondente ao objeto que aparece na tela e digite seu CPF e data de nascimento. Clique em “iniciar solicitação de isenção”
  3. A próxima tela mostrará em quais situações é possível solicitar a isenção da taxa. Selecione em qual você se encaixa, aceite os termos e clique em “prosseguir”.
  4. Confirme com atenção seus dados pessoais e clique em “próximo”.
  5. Digite seu CEP e endereço. Em seguida, informe se você já concluiu o Ensino Médio, se estuda (ou estudou) em escola pública ou particular (com ou sem bolsa) ou se nunca frequentou a escola. Caso tenha concluído o Ensino Médio, informe se a conclusão foi pelo Encceja ou não.
  6. Em seguida, informe o tipo de ensino e o ano de conclusão do Ensino Médio.
  7. Agora, informe se você tem ou não o Número de Identificação Social (NIS). 
  8. Por fim, verifique com atenção e confirme se todos os dados preenchidos estão corretos.

Após essa etapa, você deverá preencher o Questionário Socioeconômico (25 perguntas)

  1. Preencha um e-mail e telefone celular para contato.
  2. Envie uma foto digital de frente que seja recente e, de preferência, de fundo branco.
  3. Confirme de novo se os dados preenchidos estão corretos e, por fim, selecione a opção “Confirmar meus dados para solicitação de isenção do Enem 2021” e clique em “enviar solicitação”.
0 CommentsFechar Comentários

Deixe um comentário