O Dia Mundial do Meio Ambiente, é comemorado no dia 05 de junho com o objetivo de conscientizar a população dos problemas ambientais e para salientar a importância da preservação dos recursos naturais.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Suécia, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.

Na conferência surgiram dúvidas ligadas ao desenvolvimento do meio ambiente, temas como a chuva ácida e o controle da poluição do ar, foram discutidas e contaram com a presença de 113 países e aproximadamente 400 instituições governamentais e não governamentais.

Na ocasião, a ONU criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNEUMA), onde estabeleceu 26 princípios e planos de ações que protegem o meio ambiente, desde então, foi iniciada uma mudança no modo de encarar e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, e foram estabelecidos conceitos e orientações para políticas ambientais no planeta.

Guibur, nosso professor de geografia gravou um podcast a respeito dessa data tão importante para a preservação ambiental, e para as ações que estão em torno dela. Confira neste link.

A cada ano o Dia Mundial do Meio Ambiente aborda um tema relevante, que aborda discussões importantes sobre o assunto e cria ações para reduzir os problemas ambientais.

Este ano, o tema escolhido para marcar a data é a biodiversidade, com a campanha #HoradaNatureza que faz um apelo à ação global para combater a crescente perda de espécies e a degradação ambiental, além de chamar a atenção para a relação entre a saúde humana e a saúde do planeta.

A comemoração deste ano foi adaptada para o formato virtual, a Colômbia irá sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente com eventos online e ao vivo transmitidos de Bogotá, além da realização de eventos e celebrações online pelo mundo. Os eventos serão transmitidos no site de nas redes sociais do PNEUMA.

0 CommentsFechar Comentários

Deixe um comentário